Cabelo elástico, e agora o que fazer?


Em algum momento pós exagero de química,você vai se deparar com esse quadro.
Mas o que fazer? Como diferenciar cabelo elástico de cabelo ressecado? Qual tratamento fazer?
Essas são perguntas frequentes que vejo nos grupos que eu participo sobre cabelos.

Bem digamos que eu sou uma expert em recuperar esse tipo de cabelo kkkkkkkkk , não por ter feitos vários cursos,mas sim por levar meu cabelo a este nível de desespero por diversas vezes.

Eu faço luzes e progressiva,nos intervalos eu tonalizo e ainda matizo os fios.No verão abuso da piscina e mar,ai o resultado é cabelo elásticos. No inverno meu cabelo agradece muito,porque eu quase não faço processos químicos.

Mas vamos entender o que é e como tratar.


Ressecado ou elástico?


Enquanto o cabelo ressecado tem escamas abertas (o que provoca opacidade, já que os fios não refletem a luz) e tende a embaraçar mais do que o comum, o elástico teve sua estrutura alterada. Além do efeito chiclete, quando o cabelo encolhe depois de esticado, os fios ficam extremamente finos e podem quebrar facilmente com apenas a fricção de uma escova.
Geralmente, o efeito elástico aparece após um tratamento químico muito forte, como uma descoloração total dos fios, ou quando há uma incompatibilidade química entre alisamentos.
O resultado é um cabelo frágil e fino devido à perda de queratina, proteína e pigmento.

Como cuidar

O primeiro passo é repor a massa perdida, deixando o cabelo mais rígido e encorpado. Procure por produtos com queratina,cisteína,creatina,arginina, colágeno, ceramidas, proteínas do trigo e aminoácidos na fórmula e use-os em todas as lavagens até sentir o cabelo mais grosso , e não se preocupe se ele ainda não estiver macio, a queratina tende a enrijecer os fios. Aqui tem um post falando sobre vitaminas e suas propriedades e quando usar.
Também é preciso ter bastante cuidado na hora de desembaraçar: use um pente de dentes largos e sempre comece pelas pontas.
Procure sempre secar os cabelos após as lavagens, quando os fios estão molhados eles ficam elásticos e é nesta hora que acontece a quebra.Então use o secador, como expliquei aqui, nem sempre o secador é seu inimigo.

O cabelo já está encorpado? Agora é hora de devolver nutrição e maciez. Hidrate pelo menos uma vez por semana com cosméticos à base de óleos como argan, macadâmia e ojon e que tenham pH ácido, ideal para fechar as escamas dos fios. Uma dica é a reconstrução acida com vinagre de maça que tem dicas aqui
A frequência de hidratações pode diminuir à medida que o cabelo vai se recuperando.

Como evitar que o efeito volte

Depois de garantir que as mechas estejam encorpadas e nutridas, é preciso ter cuidado para preservar a saúde dos fios. Não deixe de usar protetor térmico antes da escova e da chapinha e jamais os coloque em temperatura muito alta. Outra dica é evitar fazer processos químicos muito fortes, como descoloração e alisamento, em um curto espaço de tempo - três meses é o tempo necessário para o cabelo se reconstruir sozinho, e optar por fazer retoques apenas na raiz. Assim, o comprimento fica preservado.


Comentários

  1. Dicaas maravilhosas! Amei , parabéns
    ♥Um super beijo♥

    http://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Vim retribuir a visita ao meu blog.
    Passeando pelo seu blog, achei este post, sobre como tratar os cabelos, adorei as dicas, parabéns pelo blog.
    Beijinhos!!
    http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas